10 hábitos que auxiliam no combate a depressão e ansiedade

26.11.2019 por Workhana Workhana

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Conheça os melhores hábitos para ajudar no combate a depressão e ansiedade para ter uma vida mais equilibrada e saudável

Atualmente a ansiedade e a depressão são doenças que fazem parte da vida de muitas pessoas, e já são consideradas as doenças do século XXI por se tratarem de uma epidemia global.

Os diversos fatores da vida moderna que desencadeiam estresses repetitivos cada vez mais intensos bem como fatores individuais podem favorecer o surgimento da ansiedade e da depressão em indivíduos ates saudáveis.

Porém, alguns hábitos do cotidiano também podem interferir, positivamente ou negativamente, nessas doenças fazendo com que elas aumentem ou sejam combatidas.

Por isso, para aqueles que buscam uma vida saudável e equilibrada é fundamental conhecer os hábitos que ajudam no combate da depressão e da ansiedade. Esses principais hábitos são:

1.       Ter qualidade no sono

Ter uma boa noite de sono é essencial para a saúde como um todo mas é, em especial, muito importante no combate da ansiedade e depressão.

Dormir as 8 horas recomendadas como adequadas, não trocar o dia pela noite e repousar em local tranquilo, arejado e escuro ajuda a manter o bom funcionamento do organismo e a liberar hormônios do descanso que atuam no combate de desordens psicoemocionais.

Vale lembrar que o cansaço devido à falta de sono provoca irritação e aumento nos níveis de estresse e ansiedade.

2.  Pratique esportes

Os exercícios físicos são grandes aliados no combate de qualquer doença e são fundamentais para evitar a ansiedade e a depressão.

A prática de atividades físicas regulares, além de promover a saúde do corpo, elimina toxinas e energias acumuladas, alivia tensões e produz hormônios de felicidade e prazer, combatendo assim a ansiedade e depressão.

3. Fique no sol alguns minutos

O que poucas pessoas sabem é que o sol é um grande aliado no combate a depressão.

Pesquisas mostram que tomar sol de 10 a 15 minutos diariamente, logo no início da manhã ou ao fim da tarde, estimula a produção de dopamina, serotonina e melatonina que provocam bem estar, felicidade e ajudam no combate da ansiedade e depressão.

4.  Pare de fumar

A nicotina presente no cigarro é responsável, dentre outras coisas, por desencadear estresse e depressão na pessoa que fuma, além de provocar alterações no humor.

Por isso deixar o cigarro é um hábito fundamental no combate a ansiedade e depressão.

5.  Arrume as coisas

Quando passamos por algum problema é muito fácil deixarmos o ambiente bagunçado e desorganizado.

Por isso incluir o hábito de arrumação na rotina é muito importante, pois elimina o estresse do ambiente desorganizado dando sensação de fluidez na vida.

É percebido que é muito benéfico para a saúde organizar o ambiente em que se vive e essa organização ajuda a organizar também o lado emocional afastando muitos dos sintomas da ansiedade e depressão.

6.  Procure sair da rotina

Manter-se em uma rotina fixa pode ser frustrante e pode contribuir para a depressão.

Por isso, uma boa dica é sair da rotina. Procure fazer atividades novas e divertidas, sair para passear ou viajar.

Mudar os ares é excelente para deixar a vida mais feliz e equilibrada.

7.  Leia um livro

Muitas pesquisas mostram que os livros ativam nossa criatividade e nos “transportam” para outras realidades.

Esse efeito provocado pela leitura se mostra muito eficaz no combate a ansiedade e a depressão. Por isso, uma boa dica é buscar um livro de seu interesse para desfrutar bons momentos de leitura.

8.  Evite o tempo ocioso

Ficar parado muito tempo sem fazer nada é extremamente prejudicial e pode favorecer o surgimento de pensamentos negativos e depressivos.

Por isso, se você possui algum tempo livre invista esse tempo em alguma atividade que seja prazerosa, em algum curso ou em alguma atividade física, afastando assim brechas para sentimentos depressivos e ansiosos.

9.  Evite o isolamento

Ficar muito tempo em casa, sozinho ou afastado das outras pessoas é muito prejudicial para a saúde emocional.

O contato com amigos e familiares é muito importante para evitar que doenças possam ocorrer.

O isolamento é um fator muito preocupante e grande causador de ansiedade e depressão, por isso manter-se em contato com outras pessoas e/ou praticar atividades em grupo é essencial.

10. Passe algum tempo ao ar livre

Praticar atividades externas e desligar-se um pouco das tecnologias é uma prática muito importante no combate a ansiedade e depressão.

Sair para dar uma caminhada no parque ou simplesmente passar algum tempo na varanda observando o ambiente ajuda no relaxamento do corpo e da mente combatendo desordens emocionais.

É percebido então, que esses são os principais hábitos que devem ser adotados no combate do estresse e depressão, mas existem outros tratamentos para essas doenças.

Se algum sintoma dessas doenças for notado é fundamental que um profissional seja consultado, para auxiliar no tratamento adequado para que se possa ter uma vida saudável e equilibrada.

Aplicando esses 10 hábitos ao seu dia-a-dia, você terá muito mais qualidade de vida e conseguirá manter afastadas a depressão e a ansiedade!

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