8 Sinais que podem indicar depressão

21.11.2019 por Workhana Workhana

Compartilhar:

Conheça os principais sintomas dessa doença que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo

Atualmente a depressão é conhecida como a doença do século XXI, isso por que ela tem se tornado uma epidemia global, afetando diariamente milhões de pessoas de todo o mundo.

A vida moderna cada vez mais estressante, muitas tarefas, pouco tempo para o lazer, o excesso de informações e de dados em um mundo cada vez mais digitalizado e o individualismo característico da atualidade são fatores que tem desencadeado depressão nas pessoas.

Porém, é percebido que além desses fatores, considerados externos, existem outros fatores internos dos indivíduos, como pré disposições genéticas, que podem desencadear quadros depressivos.

A depressão é, em resumo, uma alteração nos neurotransmissores do cérebro, como a dopamina, a serotonina e a noradrenalina, que se liberados em falta ou em excesso provocam a doença.

Mas o grande problema da depressão é que essa doença é silenciosa e muitas vezes é confundida como sendo apenas estresse, cansaço, desânimo ou preguiça.

Por isso é muito importante que as pessoas conheçam os sinais que podem indicar a depressão, para que ela possa ser descoberta rapidamente, melhorando assim seu tratamento.

Os 8 principais sintomas que indicam que uma pessoa pode estar com depressão são:

1.  Cansaço profundo e constante disposição de realizar as tarefas cotidianas

Quando estamos realizando tarefas estressantes ou quando a nossa rotina em si não é motivadora é perfeitamente normal não se ter vontade de realizar tarefas e obrigações.

Porém, o principal sintoma da depressão é quando passamos a sentir indisposição e cansaço para realizar tarefas que antes nos eram prazerosas.

O sentimento de que qualquer atividade é muito cansativa e tediosa e a falta de vontade de realizar obrigações cotidianas, além da vontade constante de ficar em repouso, sozinho e quieto, é um grande indicativo de depressão.

Se todos esses fatores forem somados a uma constante sensação sem motivo de “tédio da vida” é muito importante buscar orientação de um profissional para saber as causas desses sintomas e avaliar a possibilidade de um quadro depressivo.

2.  Constante sensação de tristeza

É natural e biológico que em determinados dias podemos nos sentir tristes, sem motivo aparente, mas essa deve ser uma tristeza passageira.

Segundo especialistas, se a sensação de tristeza for constante, dia após dia, e durar por um período maior de 15 dias seguidos isso pode indicar um quadro de melancolia associado à depressão.

Por isso é importante procurar um psicoterapeuta para conversar sobre o assunto. Além da tristeza, raiva e ódio persistentes também são sintomas que merecem atenção.

3.  Sintomas diversos no corpo

A depressão além dos sintomas psicológicos reflete no corpo a somatização das angústias do indivíduo.

Por isso a pessoa pode ter dores diversas no corpo, que surgem repentinamente, tensão muscular constante, desordens intestinais como cólicas, diarreias ou prisão de ventre, dores de cabeça frequentes e dores no peito (principalmente no lado esquerdo).

4.  Perda da capacidade de sentir prazer

As atividades que antes eram prazerosas passam a se tornar desinteressantes e chatas para a pessoa com depressão.

Em geral a pessoa deprimida perde a capacidade de sentir prazer e tudo passa a se tornar entediante.

A perda da sensação do prazer também é vista nas relações sexuais, a pessoa perde o apetite sexual e não sente felicidade ao fazer sexo.

5.  Isolamento social

Um sinal grave de que a pessoa está enfrentando um quadro real de depressão é quando ela começa a se isolar do convívio social e passa a apreciar a solidão.

Perder o interesse em encontrar com amigos, em ir a reuniões familiares ou de estar com outras pessoas ao redor é um sintoma típico e indicador de um quadro depressivo já avançado.

Por isso, pessoas que se encontram nessa situação devem procurar com urgência o apoio de um psicoterapeuta.

6.  Perda de concentração e de poder em tomar decisões

A sensação de estar com a cabeça nas nuvens o tempo todo, de não conseguir se concentrar para realizar as atividades diárias e de não possuir foco para nada também é um sinal de depressão.

Além disso, a sensação de que a tomada de decisão para algo exige um esforço maior que o comum, deixando parecer que você é incapacitado para isso, também pode indicar um quadro depressivo.

7.  Pensamentos sempre negativos

Outro sintoma preocupante que indica a depressão é a negatividade em relação a tudo.

Quando a pessoa está com depressão ela perde a autoestima, se sente inútil e sem esperança, e começa a ter a sensação de que a vida não tem sentido.

Todos esses sinais merecem uma atenção especial e uma procura rápida de um terapeuta, pois se não forem tratados podem desencadear problemas sérios como o suicídio.

8.  Alterações no sono e no apetite durante um tempo prolongado são sintomas típicos de uma pessoa deprimida

Dormir exageradamente ou ter insônia frequente e sentir fome exagerada ou não ter apetite durante muitas horas, ou até, por um dia inteiro.

Esses sintomas comumente também estão ligados a quadros de ansiedade, por isso é sempre fundamental a avaliação profissional para determinar se a desordem é de natureza da ansiedade, da depressão ou dos dois fatores em conjunto.

Eu tenho plena certeza de essa postagem te ajudou a identificar os principais sinais da depressão, uma das doenças mais incapacitantes do mundo!Quer ter acesso a mais conteúdos como esse e desvendar os mistérios da mente? Se inscreva no meu canal do Youtube e

Depoimentos

O que dizem sobre nosso trabalho