Conheça os benefícios da hipnose durante a gravidez

Conheça os benefícios da hipnose durante a gravidez

22.05.2018 por Rafael Kraisch

Compartilhar:

Gravidez, um momento muito especial e também cheio de dúvidas. Nove meses de espera, muita transformação interna e externa. Mudanças no estilo de vida, readaptação dentro do próprio corpo…

São muitos os processos que ocorrem durante a gestação e não poderíamos imaginar esse momento separado de muita ansiedade, tensão e expectativas.

Como hipnoterapeuta, muitas vezes me questionei como auxiliar neste processo. Por isso, trouxe aqui alguns pontos para explanar como a hipnose pode ser benéfica na gestação e, além de útil, também ser uma companheira para que essa longa e preciosa etapa da vida da mulher seja muito mais tranquila e amorosa.

Existem outros temas riquíssimos a respeito da gestação. Entre eles, a escolha do parto. A respeito disso, você pode ler a matéria Os grandes mitos sobre o parto normal: afinal, é perigoso?

Hipnose na gravidez

A hipnose utilizada na gravidez pode auxiliar a gestante na criação e desenvolvimento de atitudes mais saudáveis para seu bem estar.

Aprender a relaxar, eliminar pensamentos limitantes, medos, negatividades e tensões são bons exemplos. Além disso, a hipnose pode ser benéfica no tocante da redução de estresse, tema muito caro no que diz respeito ao parto.

Isso porque a redução de ansiedade e estresse podem ser grandes aliados para um parto tranquilo e, porque não, sem dor.

No que diz respeito a novos hábitos, uma terapia de hipnose pode ser muito útil para a adaptação em uma nova rotina alimentar. Sem contar que é possível ter mais controle do ganho de peso durante os nove meses.

Um acompanhamento frequente com a técnica da hipnose também pode ajudar na programação do parto! As ansiedades, tão comuns e que dificultam um parto tranquilo, também podem ser minimizadas.

Os traumas, que muitas vezes as mulheres carregam mesmo sem ter passado por um parto, também podem ser minimizados com a ajuda da hipnose.

Isso porque permite uma reprogramação dos significados da gravidez. Explico: a mulher pode aprender a fazer associações prazerosas dos elementos que estarão presentes no momento do parto. Assim, há uma redução significativa dos incômodos de natureza mental, muito comuns.

Elucidarei de forma mais extensa a respeito de alguns pontos citados anteriormente:

Controle do peso corporal

As alterações hormonais que acontecem na gravidez também podem alterar muito o apetite. Sem contar que muitas vezes utilizamos a comida como uma tática de acalmar a mente e tentar diminuir o nervosismo, estresse ou ansiedade.

A hipnose, nesse caso, atua na ansiedade, uma das principais causas de compulsão alimentar.

Trabalhando diretamente no inconsciente, podemos reprogramar os padrões existentes para novos padrões, neste caso, para uma rotina de alimentação saudável e balanceada. É um suporte excelente para reeducação alimentar durante a gravidez e para processos de emagrecimento.

Sobre isso, você pode enriquecer sua leitura com o artigo Hipnose para Emagrecer? Será que funciona?

Além disso, a hipnose pode trabalhar diretamente nos impulsos alimentares que podem surgir no período da gestação. Assim, fica mais fácil seguir uma rotina alimentar mais saudável, sem os conhecidos “desejos” que muitas vezes fogem de uma alimentação saudável.

Dores na gestação e no parto

A hipnose pode ter excelentes resultados no que diz repeito ao controle da dor. Sejam elas agudas ou crônicas, após o tratamento das causas orgânicas de dor a hipnose pode servir de suporte, controlando e diminuindo aquelas dores que insistem em permanecer durante a gestação.

Muitas vezes, a utilização da hipnose permite que a mulher deixe de utilizar analgésicos ou anestésicos, sendo essa opção muito saudável para o bebê.

Para o parto, um acompanhamento com técnicas de programação mental pode ser muito favorável. Construir um “plano” de programações durante o pré-natal pode possibilitar um parto tranquilo para a gestante e para o bebê.

Insônias

É muito comum que gestantes passem por períodos de alteração da qualidade e quantidade de sono. As mudanças hormonais e físicas podem, de fato, transformar a rotina e bagunçar o relógio biológico.

Para resolver esse problema, a hipnose pode trabalhar no relaxamento profundo da gestante, levando-a para um sono cada vez mais tranquilo.

Essa técnica é uma excelente aliada, visto que a qualidade do sono está diretamente ligada com a existência de estresse, que pode contribuir negativamente no cotidiano da mulher.

Controle de vômitos

Muito comum principalmente no início da gravidez, os vômitos são praticamente o sinal universal de que uma mulher pode estar aguardando um filho.

Muito inconvenientes, os vômitos impedem a realização plena de qualquer tarefa diária, seja no trabalho ou nas tarefas domésticas.

A hipnose tem sido utilizada como manobra para controlar náuseas e vômitos, melhorando assim o sistema gastrointestinal. Para aumentar o apetite e bloquear as náuseas, a técnica têm se mostrado muito eficaz.

Diminuição e tratamento da depressão pós parto

No que concerne a qualidade de vida da gestante, sem dúvidas a hipnoterapia pode ser uma grande aliada! Além do que já foi citado a respeito da diminuição de complicações causadas pela ansiedade, também é possível trabalhar questões que envolvem a auto-estima da mulher e a confiança.

Muitas mulheres sofrem com sentimentos de que não serão boas mães, não se sentem preparadas para enfrentar a nova etapa e fragilizam-se muito com os novos desafios que a vida traz.

Porém, não é preciso que seja assim! Não precisamos estar cercados de pensamentos limitantes que só favorecem nossa sensação de vulnerabilidade.

Toda mulher tem o direito de uma gestação sem medos, traumas e tensões que se estendem ao feto e ao parto, tornando um momento tão especial em uma experiência traumática.

Eu tenho um material muito especial a respeito da gestação. Na presença de minha esposa, Mickaela Lindermann, realizamos uma live interativa com esse tema e muitos pontos interessantes foram abordados! A fim de maximizar sua busca por conhecimento, deixo aqui o vídeo completo!

Espero que seja exatamente o que você está procurando!

Até a próxima!

Rafael Kraisch

Depoimentos

O que dizem sobre nosso trabalho