Como se manter motivado todos os dias?

Como se manter motivado

28.07.2018 por Rafael Kraisch

Compartilhar:

Como se manter motivado? Se esta é uma dúvida pertinente a você, continue a leitura desse artigo.

É comum definirmos metas e ficarmos animados com elas. Normalmente, a partícula “se” acompanha esse processo, pois cada motivação conta com uma diferente condição. Se eu comer saudável, vou voltar para meu peso de cinco anos atrás. Se eu controlar minhas finanças, troco de carro esse ano. E por aí vai…

Aposto que você já fez para si mesmo essas promessas. Achou difícil cumprir?

Fique tranquilo. Vou explicar por que isso é comum do ser humano e como se manter motivado a longo prazo para realizar as sonhadas conquistas para a sua vida.

O que é motivação?

Sabemos que sair da nossa zona de conforto é doloroso na maioria das vezes. Mas, em algum momento, a dor de deixar de fazer uma atividade torna-se mais forte do que deixar de executá-la. A motivação pode ser definida como o conjunto de forças psicológicas que obrigam a pessoa a tomar uma atitude.

Assim, em vez de procrastinar uma tarefa, a pessoa decide agir. É melhor a pessoa sentir-se insegura e efetuar a chamada em busca de realizar uma venda do que sentir-se mal com a sua conta bancária em maus lençóis. A essência da motivação é essa: suportar a inconveniência da ação em prol de evitar as consequências de não realizá-la.

Essa faísca inicial que faz a pessoa dar o primeiro passo é uma das funções da mente consciente. Com o passar dos dias, a tendência é que essa força de vontade suma, pois o cérebro é acostumado às formas anteriores de operar. Não demora para que você pense: poxa, mas antes eu comia doces, que falta faz esse costume. Aí, lá se vai mais uma tentativa de dieta.

As pessoas acreditam que a motivação é o resultado da ação, quando na verdade é a causa dela. No entanto, os resultados almejados são frutos do investimento de esforços contínuos. Por isso, eles aparecem somente após um tempo, o que também pode desestimular você.

Para saber mais sobre a procrastinação, leia: Por que procrastinamos e como evitar este hábito?

Então, como se manter motivado?

A motivação nada mais é que um hábito adquirido. Pense no que acontece quando você não planeja o seu dia. Você passa o dia todo esperando a motivação ou a inspiração chegarem, como se fosse algo alheio à sua atitude.

O tempo que você passa decidindo o que fazer, ou como se sentir motivado, drena toda a sua energia. Esse mesmo esforço deveria ser canalizado para realizar aquilo que você almeja.

Saiba que essa disciplina é essencial não apenas para quem depende de treinos, como grandes esportistas, como também para profissões criativas, como os artistas plásticos e escritores. Algumas dicas de como se manter motivado são:

  • Dormir bem;
  • Começar o dia com a mente leve, se possível com uma rápida meditação;
  • Exercite-se com frequência;
  • Crie um ritual criativo.

A criação de um ritual é poderosa para você manter a sua motivação em alta. É preciso repetir diariamente algumas atitudes para que o cérebro registre como um hábito. Isso leva alguns dias, ou até semanas.

Se você sente dificuldades em inserir novos hábitos no seu cotidiano, que tal experimentar a hipnose? Durante uma sessão, o hipnoterapeuta tem acesso ao seu subconsciente, que é onde está registrada a programação da sua mente responsável pelas suas atitudes.

Ao acessar essa área da mente, o hipnoterapeuta pode fazer sugestões que vão te fazer mudar os hábitos e trazer consequências como se manter motivado por mais tempo.

Eu acredito no pleno potencial da hipnose, não como uma simples técnica de indução ou grito, mas como uma arte que pode ser ensinada, trabalhada e compartilhada, de maneira ética, segura e profissional.

Por isso, quero te convidar a continuar aprendendo sobre esse universo fascinante, comigo, Rafael Kraisch.

Assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do Youtube. Novos vídeos toda semana.

Depoimentos

O que dizem sobre nosso trabalho