ESTRESSE: COMO COMBATER E MANTER SOBRE CONTROLE

ESTRESSE: COMO COMBATER E MANTER SOBRE CONTROLE

ESTRESSE: COMO COMBATER E MANTER SOBRE CONTROLE

Descubra dicas de combate e controle do estresse para levar uma vida mais saudável e feliz

O estresse é um fator que faz parte da vida contemporânea e que está presente, atualmente, em todos os indivíduos. São muitos os motivos que provocam o estresse – trânsito, trabalho, violência urbana, falta de tempo ou sobrecarga de atividades.

Porém, o que poucas pessoas sabem, é que o estresse é natural do ser humano e quando é dado em pequenas quantidades nos ajuda a reagir rapidamente a situações de perigo ou de exposição ao medo.

Contudo o real problema acontece quando o estresse se dá de forma exagerada e passa a prejudicar a vida do indivíduo uma vez que o excesso de estresse pode desencadear diversas doenças, dentre elas ansiedade, depressão e problemas cardíacos.

Por isso, é fundamental saber lidar com o estresse para combatê-lo ou mantê-lo sobre controle, e para isso algumas dicas são fundamentais:

1.       PROCURE UM PROFISSIONAL

Várias doenças de ordem emocional e psicológica possuem sintomas muito semelhantes e por isso é fundamental buscar ajuda profissional para saber a real fonte do problema.

Além disso, quando comprovado o quadro de estresse, é muito importante que a pessoa busque um psicoterapeuta para que as causas do estresse possam ser descobertas e tratadas no processo de terapia.

Atualmente a psicoterapia é o melhor tratamento para pessoas com quadro de estresse, e muitas vezes somente a terapia será capaz de sanar o problema sem que o paciente recorra a medicamentos psicoativos.

2.       PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS

A prática de exercícios físicos regulares é recomendada para qualquer pessoa, independente de ela estar doente ou não, devido aos amplos benefícios para a saúde.

Porém, para pessoas com quadro de estresse a prática de exercícios físicos é essencial no combate e controle do problema.

A prática de esportes libera no organismo hormônios responsáveis pelas sensações de relaxamento, prazer e felicidade que combatem substancialmente o estresse físico e mental.

Além disso, exercícios físicos eliminam as tensões musculares, típicas do estresse, melhoram o funcionamento do organismo e diluem energias acumuladas que ajudam a intensificar sintomas negativos do estresse.

3.       RESPIRE

A respiração é uma das principais aliadas no combate ao estresse. Muitas vezes quando estamos em uma situação estressante nos esquecemos de respirar, e isso faz com que fiquemos ansiosos.

Por isso é fundamental que quando se está em uma situação estressante se pare e observe sua respiração. Inspire fundo e expire, após repita esse ato pelo menos cinco vezes.

Será percebido que depois de fazer um exercício de respiração o corpo estará mais relaxado e a mente mais calma e clara.

É por isso que é muito aconselhado que pessoas que têm níveis elevados de estresse pratique atividades aeróbicas, como yoga e meditação, para que se tenha um maior controle da respiração e um consequente relaxamento.

4.       MUDE A ROTINA

Muitas vezes adotamos hábitos estressantes em nossa rotina sem perceber. Por isso é fundamental fazer um levantamento das atividades diárias e ponderar quais delas são estressantes.

Procure incluir em sua rotina alguns minutos de descanso entre uma tarefa e outra.

Por exemplo, ao invés de ficar no trabalho uma hora inteira em frente ao computador, dê uma pausa para ir ao banheiro ou tomar café em meia hora. O simples fato de intercalar atividades reduz o estresse.

Outra mudança de hábito deve ser a de incluir algum tempo para o lazer e para cuidados pessoais durante a semana.

Ter um tempo para si mesmo e para a diversão, mesmo que sejam poucos minutos, tornará sua rotina mais leve e menos estressante.

5.       MANTENHA UMA BOA ALIMENTAÇÃO

Ter uma alimentação equilibrada e em horários certos mantém nosso corpo nutrido equilibrado e reduz o estresse físico e mental.

Pessoas que ingerem grandes quantidades de alimentos sobrecarregam o corpo acarretando em um desgaste físico que pode provocar aumento nos níveis de estresse.

Já pessoas que passam muito tempo sem se alimentar, além de correrem o risco de desenvolver um quadro de hipoglicemia, tendem a ter os níveis de adrenalina maiores na corrente sanguínea, o que, por consequência, provoca o aumento dos níveis de estresse.

Além disso, a alimentação saudável é uma grande aliada no controle e combate do estresse.

Muitas frutas, verduras, legumes e cereais, e principalmente amêndoas, possuem componentes que ajudam na liberação de hormônios que provocam a liberação de neurotransmissores como serotonina e dopamina que agem em combate ao estresse e ansiedade.

Por fim, vale dizer que essas são as principais dicas para o combate e controle do estresse, mas existem outras dicas e tratamentos para esse problema, e isso pode variar de pessoa para pessoa.

Por isso é muito importante frisar a importância do profissional, em especial do psicoterapeuta, pois é ele que poderá avaliar melhor o quadro de cada pessoa para propor um tratamento individual que seja mais eficaz, garantindo assim melhoria na qualidade de vida do paciente.

O estresse realmente pode ser muito prejudicial para a nossa saúde, mas se você utilizar essas 5 dicas sem duvida vai conseguir controlar e evitar vários problemas de saúde.

Gostou dessas dicas e elas foram uteis para você? Veja mais conteúdos como esse no meu canal do Youtube e também no meu Instagram!

Mas não se esqueça de comentar e compartilhar essa postagem com os amigos, assim todos podemos ter uma vida mais saudável!

Leave a comment