Hábitos para fazer de manhã que irão revolucionar sua produtividade

Hábitos para fazer pela manhã que irão revolucionar sua produtividade

30.05.2018 por Rafael Kraisch

Compartilhar:

Como é contraditório: apesar da rotina repleta de tarefas, é muito difícil sentir que, de fato, nossa produtividade está vigorosa.

É quase impossível encontrar tempo para organizar nossos sonhos e metas, a fim de torná-los possíveis e realizáveis.

Se você trabalha em tempo integral e tem família e casa para tomar conta, a distância entre você e esses sonhos aumenta ainda mais, não é mesmo?

É nesse momento que nos perguntamos: como progredir? como ser produtivo nesse caos?

Se não encontrarmos tempo intencionalmente para a realização de algumas atividades que servem para aperfeiçoamento próprio, sem dúvidas cairemos em uma espécie de vácuo de uma vida super tumultuada e sem sentido.

Quando é muito difícil sair da zona de conforto e agir, pode ser que algo esteja errado. Para resolver isso, aconselho a leitura do artigo Por que procrastinamos e como evitar esse hábito?

 “se você acumular muitos deixa-pra-amanhã, descobrirá que só lhe restaram muitos ontens vazios”.

Como sair do modo de sobrevivência?

Vamos repensar a abordagem da nossa vida? Retirar os excessos e compreender o que é realmente fundamental?

Infelizmente grande parte das pessoas está inundada pelo trivial e pelo não essencial. Elas não estão disponíveis para construir nada significativo, por falta de tempo, de calma, de organização dos pensamentos e ações… por isso poderíamos dizer que estão em modo de sobrevivência.

Há algum tempo atrás era muito comum – socialmente e culturalmente falando – vivermos nossas vidas segundo as regras de outras pessoas.

De um tempo para cá, muitas mudanças aconteceram!

Muitas pessoas perpetuaram esses processos simplesmente por ser a única visão de mundo que lhes foi ensinada.

Contudo, parece que, apesar desse cenário, existe uma consciência coletiva que diz: com muito trabalho e foco, você poderá viver segundo suas próprias regras.

Como reconhecer que somos responsáveis pelo próprio destino? Como saber que podemos decidir, antes que alguém decida por nós?

Apresento uma rotina matinal para transformação!

A lista pode parecer longa. Mas acredite, é possível e é simples.

Priorize seu sono

As pessoas esqueceram como dormir é importante. Tão importante quanto comer e tomar água. Muito importante também para a produtividade.

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Sono, 73 milhões de brasileiros não conseguem dormir e muitos precisam utilizar remédios para dormir.

Muitas dessas pessoas experimentam sonolências durante o dia, a ponto de interferir em suas atividades diárias.

Você se identifica?

A qualidade do sono é essencial para o funcionamento de muitos fatores em nossa vida. Entre eles:

  • Aumento de memória;
  • Longevidade;
  • Menos inflamações;
  • Mais criatividade;
  • Atenção e foco melhorados;
  • Redução na gordura;
  • Aumento de massa muscular;
  • Menos estresse;
  • Redução da dependência de estimulantes (café);
  • Menores riscos de desenvolver distúrbios como depressão.

E muitos outros! O fato é que o sono é um dos pilares de uma vida longa e saudável. Se o objetivo é sustentabilidade à longo prazo, permita-se dormir mais e melhor!

Oração e meditação promovem nitidez e abundância

Depois do sono saudável e restaurador, o despertar para o novo dia pode ser acompanhado de uma orientação em direção ao que é positivo em nossa vida.

Pense que isso é importante pois nos mantém no foco daquilo que queremos que se expanda em nossa vida. Além disso, também pode ser muito útil para deixarmos de lado o que não importa para focarmos em nossa produtividade.

Oração e meditação são exemplos de atividades que promovem a gratidão no corpo humano. A gratidão é ter uma mente estruturada para abundância.

Quando o foco está na abundância, o mundo se abre – e com ele, as ilimitadas oportunidades também aparecem.

Lembre que as pessoas são como ímãs: quando você é grato pelo o que tem, atrai mais coisas positivas que condizem com essa realidade. A gratidão é contagiosa e, talvez, seja uma chave para o sucesso.

O sucesso depende muito daquilo que desejamos. Nossos sonhos são, de fato, nosso combustível para seguir a caminhada todos os dias. Você não acredita que transformar sonhos em realidade é o que move o ser humano?

Se você iniciar a manhã com sentimentos de gratidão e nitidez, é possível que atraia apenas o melhor que o mundo tem a oferecer.

Pode ser que isso faça com que você não se distraia em reclamações momentâneas, por exemplo.

Não escolha fugir das atividades físicas

Pessoas saudáveis, felizes e produtivas possuem o hábito de se exercitar regularmente. Não existe uma fórmula mágica.

Independentemente de suas preferências, escolha uma atividade que movimente seu corpo! Muitas pessoas limitam esse entendimento para uma academia, frustrando-se rapidamente. Porém, até mesmo um trabalho de jardinagem no quintal da sua casa pode lhe dar a inspiração que precisa.

Além disso, atividades físicas diminuem chances de depressão, ansiedade e estresse. Se não nos preocuparmos com nosso corpo, todos os outros aspectos da vida sofrerão.

A ansiedade é um dos transtornos mais comuns da atualidade. Felizmente, é possível controlá-la com os instrumentos certos! Esse livro eletrônico pode ajudar nesse processo: Ansiedade sob controle.

Consuma proteínas no café da manhã

Alimentos ricos em proteínas mantém o corpo mais tempo satisfeito, pois permanecem mais tempo no estômago. Além disso, proteínas mantém o nível de açúcar no sangue, evitando ganho de gordura e prevenindo picos de fome.

Com isso, diminui a necessidade de carboidratos brancos, que engordam. Algumas dicas em relação a isso:

  • Coma pelo menos 40% ou 30g das calorias do café da manhã em forma de proteína;
  • Dois ou três ovos inteiros, por exemplo, são suficientes para a ingestão matinal de proteína;
  • Descubra shakes de proteína que sejam benéficos, caso não prefira ovos;
  • Se você evita laticínios, carne e ovos, existe uma infinidade de proteínas de base vegetal. Estude! Saiba mais sobre o que seu corpo precisa para manter-se em pé.

Banho frio!

A imersão em água fria é altamente benéfica para o corpo humano. De forma radical, facilita o bem-estar físico e mental. Quando praticado regularmente, o banho de água gelada promove mudanças duradouras nos sistemas imunológico, linfático, circulatório e digestivo – melhorando a qualidade de vida.

Além disso, acelera o metabolismo, auxiliando na perda de peso. A água fria promove uma onda de neuroquímicos que aumentam o bom humor, deixando você mais feliz para iniciar o dia.

Com certeza a água gelada será ótima aliada para estimular a “saída” da zona de conforto!

Ouça e leia conteúdos estimulantes

Para além de entretenimento, busque educação e aprendizado! Pela manhã, escolha ler informações estimulantes, que sejam instrutivas e transformem seu dia. Isso faz com que tenhamos estímulo para atingir nosso potencial máximo.

Após um longo período de tempo, você estará com mais conexões, mais conhecimento, mais entusiasmado e, com certeza, verá o mundo de maneira distinta!

Reveja sua visão de vida

Escreva seus objetivos. Tanto de longo quanto curto prazo. Tirar alguns minutos do dia para reler suas metas pode ser útil para colocar seu dia em perspectiva, para você lembrar que todos os dias podem ser um dia importante para o alcance dos nossos objetivos.

Alcançar metas é uma ciência. Não existe espaço para confusão ou ambiguidade. Se seguimos um padrão simples, podemos alcançar todas as metas que queremos – não importa quão grandes elas sejam.

Por isso, escrever nossas metas e sonhos é um aspecto fundamental.

Se você ler todos os dias, pensará neles todos os dias. Se você gasta seus dias pensando neles e se empenhando em direção a eles, não existe outra possibilidade além da manifestação.

Faça pelo menos uma coisa em relação aos seus objetivos de longo prazo

Pense em nossos músculos. Quando exercitados, aos poucos se fortalecem. Dia a dia. Nossa força de vontade deve ser encarada da mesma maneira.

Prefira o período da manhã para realizar aquelas atividades que necessitam da nossa tomada de decisão e força de vontade. Ou seja, de um modo coloquial: faça o pior primeiro.

Se você não o fizer, simplesmente não será feito. O dia irá demandar nossa energia de maneira que, ao final dele, não teremos energia para o pior.

Por esse motivo, anteceda esse sofrimento e exercite sua força de vontade logo pela manhã.

Pequenas alterações em nossa rotina podem trazer benefícios inimagináveis para nossa qualidade de vida a curto, médio e longo prazo.

Para além dos pontos que trouxe nessa lista, tenho certeza que cada pessoa tem suas pequenas ferramentas para tornar a rotina mais produtiva e os sonhos mais próximos.

Acredite e descubra quais são as suas maneiras de tornar isso realidade!

Até a próxima!

Rafael Kraisch

 

 

Depoimentos

O que dizem sobre nosso trabalho