Você tem mania de deixar tudo para depois?

mania de deixar tudo para depois

22.06.2018 por Rafael Kraisch

Compartilhar:

A mania de deixar tudo para depois recebeu um nome que já está na ponta da língua de diversos estudantes e profissionais das diversas áreas: procrastinação.

Este hábito pode ser considerado, em alguns casos, um distúrbio comportamental. É comum que seja confundido com a preguiça e pode esconder traumas maiores como depressão e déficit de atenção.

Deixar tarefas para mais tarde, em especial aquelas trabalhosas e que podem trazer alguma dor, é uma característica natural do ser humano. No entanto, quando tal atitude é convertida em hábito, o indivíduo começa a sentir dificuldades em manter um ritmo de produtividade e estudos, prejudicando sua vida.

Já falei sobre a procrastinação neste artigo. Hoje, vou falar sobre suas variações e qual a contribuição da hipnose para vencer este mau hábito.

Razões dessa mania de deixar tudo para depois

Se você tem mania de deixar tudo para depois, saiba que diferentes razões afetam a sua vida produtiva. A mais comum é a criação de problema, que ocorre quando você acredita que terá mais tempo para realizar se iniciar em outro momento.

Outra razão para procrastinar pode ser o seu comportamento. Neste caso, de nada adianta elaborar listas de afazeres e estabelecer prazos. O indivíduo com procrastinação comportamental tem dificuldades em estabelecer prioridades. Assim, os compromissos são adiados para não ter que lidar com o problema.

O perfeccionismo quase sempre está envolvido na procrastinação comportamental. A pessoa tem mania de deixar tudo para depois devido ao medo dos resultados de suas ações.

E se não ficar tão bom? E se criticarem? E se eu mesmo não gostar?

Esta são questões comuns.

O último tipo de procrastinador é o retardatário. Antes de iniciar aquela tarefa que deveria ser prioridade, acaba colocando outros afazeres à frente. Para que a pessoa consiga terminar o que começou ou mesmo ser pontual, ela precisa ser pressionada.

Independente do tipo de procrastinação, é importante que essa característica não seja associada a preguiça.

Enquanto o preguiçoso conta com condições para fazer mas deixa de lado, o procrastinador encontra dificuldades para estabelecer prioridades.

O que a hipnose pode fazer pelo procrastinador?

A mania de deixar tudo para depois conta com origens complexas que nem mesmo a pessoa consegue identificar como começou. Se alguém teve uma criação muito exigente que não permitia erros ou notas baixas, por exemplo, talvez tenha crescido inseguro e com medo de errar.

Ou mesmo caso tenha cometido um erro na inocência e, por esse motivo, tenha sido alvo de piadas de outros colegas, pode sentir vergonha de algumas características e consequente medo de dar algum novo vexame. Não é por que não visitamos essas memórias que elas não influenciam nossos modos de pensar e agir.

O hipnoterapeuta conta com o poder de acessar essas memórias e ressignificá-las. Ao conduzir a mente ao estado de transe, o subconsciente – região em que ficam guardadas as memórias responsáveis pelas nossas programações mentais – fica aberto a sugestões.

Dessa forma, é possível reprogramar a maneira de operar do seu cérebro, independente dos motivos que alimentam a sua mania de deixar tudo para depois.

Eu acredito que a hipnose tem o poder de mudar vidas!

Assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever no meu canal do Youtube. Vídeos novos toda semana.

Depoimentos

O que dizem sobre nosso trabalho