O que é efeito placebo e como o pensamento pode causar mudanças físicas em nosso corpo

12.12.2019 por Workhana Workhana

Compartilhar:

Você conhece o efeito placebo? Veja nessa postagem como o cérebro pode influenciar o corpo a ponto de causar mudanças fisiológicas!

A mente humana é capaz de coisas incríveis e ao mesmo tempo misteriosas que até mesmo a ciência possui dificuldades para explicar.

Existem hoje diversos fenômenos proporcionados pelo nosso cérebro que são alvos frequentes de pesquisas e especulações, algumas até mesmo de fontes religiosas.

Um desses mistérios que apesar de ser conhecido a muito tempo, só obteve a atenção dos cientistas em 1796. Se trata do efeito placebo, ou seja, da incrível capacidade do cérebro de causar mudanças fisiológicas no corpo e até mesmo curar sintomas e doenças.

Quer saber mais como isso acontece? Então leia essa postagem até o fim para não perder nada!

O que é efeito placebo?

O efeito placebo é o que ocorre a um grupo ou indivíduo quando medicado com placebo, ou seja, um medicamento ou tratamento que não possui nenhuma substância ativa.

Depois de medicados com essas substâncias, que podem ser farinha, açúcar ou até mesmo celulose, o indivíduo ainda apresenta uma melhora na sua condição apenas por acreditar que está sendo tratado.

Isso é muito utilizado no curandeirismo (que aliás é crime) e também em tratamentos pseudocientíficos (curas através de cristais, curas através de banhos energéticos, et).

O efeito placebo, também é uma das explicações dadas pela ciência para os chamados “milagres” que acontecem vez ou outra em templos religiosos, entretanto, como é um assunto delicado e que requer certa investigação e pesquisa, não podemos afirmar com certeza que se trata disso.

Mas afinal, o que é efeito placebo?

O efeito placebo é, basicamente, a capacidade da mente de proporcionar mudanças físicas no corpo, apenas por acreditar que essas mudanças vão acontecer.

A força da mente sobre o corpo

A muito tempo os pesquisadores se perguntam qual é o verdadeiro poder da nossa mente sobre o corpo e várias pesquisas têm sido feitas a fim de testar essa capacidade.

Hoje sabemos que indivíduos perfeitamente saudáveis podem desenvolver sintomas de doenças que acreditam ter. Isso é muito comum em hipocondríacos, mas pode afetar qualquer pessoa, principalmente quando o “efeito manada” está envolvido.

Isso acontece porque a crença da existência de uma doença é tão forte, que o corpo passa a apresentar sintomas que podem variar desde febre a brotoejas e vômitos.

Isso pode causar grande risco a saúde do paciente, que pode passar a receber medicação que não precisa. Além de não diminuir os sintomas, tal medicação pode causar diversos efeitos colaterais.

A mente a favor do corpo

Engana-se quem pensa que os efeitos da mente sobre o corpo são prejudiciais, na realidade é o oposto. O cérebro pode escolher ignorar alguns sinais que são mandados pelo nosso corpo, como a dor por, a fome e a sede por exemplo.

Segundo a “biokinese”, teoria que defende a capacidade do pensamento de mudar o DNA, a mente seria capaz de fazer coisas ainda mais incríveis como mudar a cor dos olhos, cabelo e pele além de provocar o emagrecimento rápido.

Mas é preciso ter um pouco de cuidado quanto a isso, pois até o momento não existem pesquisas ou embasamento científico para sustentar essa teoria.

Onde a hipnose entra nisso tudo?

Provavelmente você já deve ter visto algum espetáculo de hipnose onde os participantes sentiam frio, calor, fome, sentiam dor, etc.

Isso realmente é verdade e esses participantes estavam mesmo sentindo tudo isso durante o transe, mas somente pela própria capacidade do cérebro de produzir estes efeitos no corpo.

Com a hipnose é possível acessar esse “super poder” que o cérebro possui e usa-lo de forma consciente para tratar e curar diversas síndromes, fobias e doenças que prejudicam o indivíduo.

Através da hipnoterapia, você pode usar a capacidade que o seu cérebro têm de controlar o corpo para trazer mais qualidade e diversos benefícios para o seu dia-a-dia.Ficou curioso? Se inscreva no meu canal do Youtube e aprenda mais sobre a hipnose e seus benefícios

Depoimentos

O que dizem sobre nosso trabalho