Paralisia do sono: como a hipnose pode te ajudar

paralisia do sono

05.07.2018 por Rafael Kraisch

Compartilhar:

Você já ouviu falar em paralisia do sono?

Houve um tempo em que o problema era associado a causas místicas maléficas, como o aparecimento de demônios e espíritos que aterrorizavam o ser humano durante a noite. Com a evolução da ciência, sabemos que trata-se de uma patologia e as causas são de origens diversas.

A hipnose é uma importante terapia para tratar doenças como a depressão e também pode ser eficaz no tratamento da paralisia do sono. Vou explicar tudo a seguir.

O que é paralisia do sono?

De acordo com estudos científicos de ordem médica, a paralisia do sono é a falta de sincronia entre o corpo e o cérebro. Por isso, a pessoa percebe o que ocorre ao seu redor, afinal, está acordada. No entanto, não consegue enviar comandos para mover os músculos do corpo.

A sensação da paralisia do sono é de que se está preso no próprio corpo e costuma durar no máximo minutos. Apesar de rápidas, as crises são tensas. Algumas vezes, ocorrem um pouco antes de adormecer ou logo após acordar. Também podem ser acompanhadas de visões de monstros ou fantasmas. Em alguns casos, a pessoa também sente uma forte pressão sobre o peito ou falta de ar.

Isso porque, antes de adormecer, o corpo pode atingir o máximo de relaxamento enquanto a mente continua no mode vigília. As atividades do cérebro responsáveis pelos sonhos iniciam, causando uma confusão mental. Ou, ao completar uma noite de sono, o cérebro pode recobrar a consciência enquanto o corpo está totalmente relaxado.

O que causa a paralisia do sono

A estimativa é que 4 em cada 10 pessoas já tenham passado por uma crise da paralisia do sono. O transtorno afeta todas as faixas etárias, porém, a primeira manifestação costuma ser durante a adolescência.

Entre as causas mais comuns estão:

  • Sono insuficiente;
  • Excesso de estresse;
  • Abuso de medicamentos;
  • Cãibras noturnas;
  • Insônia.

Como fica claro, são os próprios distúrbios do sono que agravam o problema. Entre os sinais, são os principais:

  • Ficar incapaz de falar;
  • Não conseguir se movimentar enquanto sente a mente acordada;
  • Sensação de estar flutuando, ou a cama se movendo, ou sentir tudo girando;
  • Sensação de estar caindo.

Como a hipnose pode ajudar?

O tratamento da paralisia do sono envolve a melhoria da qualidade do sono em geral. Para dormir melhor, é preciso adotar hábitos de vida saudáveis, com a inclusão de exercícios físicos e uma alimentação balanceada.

Medicamentos são usados apenas em casos onde o problema está associado a outros transtornos, como depressão e bipolaridade. De qualquer forma, os remédios devem sempre ser prescritos por um médico.

A hipnose tem se mostrado uma importante aliada no tratamento da paralisia do sono. Durante as sessões, o hipnoterapeuta acessa o subconsciente do indivíduo e passa as sugestões que auxiliam o corpo a relaxar durante o período de sono, superando esses distúrbios.

Se você sofre com a paralisia do sono, saiba que a hipnose pode ter um papel fundamental na cura desse transtorno. Espero que meu artigo tenha esclarecido o tema para você.

Eu acredito no pleno potencial da hipnose, não como uma simples técnica de indução ou grito, mas como uma arte que pode ser ensinada, trabalhada e compartilhada, de maneira ética, segura e profissional.

Te convido a mergulhar de cabeça no processo da Hipnose Clássica comigo, Rafael Kraisch.

Assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do Youtube onde posto vídeos novos toda semana.

Depoimentos

O que dizem sobre nosso trabalho