Empatia: Entenda como a falta dela afeta nosso cotidiano

03.12.2019 por Workhana Workhana

Compartilhar:

Você sabe o que é ou qual a importância da empatia para a nossa sociedade?

A psique humana é formada por diversas faculdades e sentimentos que vêm sendo estudados a muito tempo, mas mesmo assim, ainda existem aspectos que não foram desvendados e que influenciam diretamente a maneira que enxergamos o mundo ou interagimos uns com os outros.

Um exemplo claro disso é a nossa própria consciência, que nós ainda nem sabemos o que é ou como ela funciona, mas sabemos que ela é a única coisa que nos diferencia dos animais que agem apenas pelo instinto.

Mas existe uma faculdade da mente que a ciência pode observar em diversas outras espécies além da nossa, a empatia.

O que é empatia

A empatia pode ser definida como a capacidade de projetar a dor de outra pessoa em nós mesmos, de modo a experienciar sensações e sentimentos que originariamente não eram nossos.

Ter empatia é descer no fundo do poço para fazer companhia a alguém, é sofrer com alguém que muitas vezes nem conhecemos, pois a empatia não depende da intimidade.

A realidade é que a empatia foi, e ainda é, uma faculdade mental essencial para a nossa sobrevivência como espécie, é graças a ela que podemos cooperar uns com os outros para atingir determinado objetivo mais facilmente.

O mais incrível sobre a empatia é que ela não respeita a barreira das espécies, podemos sim experimentar esse curioso sentimento ao ver a dor, alegria ou tristeza de um cachorro por exemplo.

E não se engana muito quem acredita que esse sentimento parte somente dos seres humanos, alguns animais também possuem a capacidade de desenvolver empatia, tanto uns pelos outros quanto por nós.

Empatia não é simpatia

É muito importante entender que a empatia é muito diferente da simpatia, enquanto uma estabelece uma conexão entre nós e outros indivíduos, a outra é apenas dar um conselho que muitas vezes está carregado de julgamento.

Ter simpatia por alguém em situação ruim é ver os problemas dos outros pelos nossos próprios olhos, o que muitas vezes nos leva a julgar o indivíduo e fazer comentários que podem magoar, geralmente esses comentários começam por “pelo menos…”.

Isso pode até funcionar quando o problema é pequeno ou insignificante, mas o que dizer para uma pessoa que perdeu a mãe, que está gravemente doente ou até mesmo têm a certeza de que vai morrer? Acho que “pelo menos…” não parece uma opção tão boa não verdade?

A empatia pode ajudar muito nestes casos difíceis onde não há nada que possamos dizer para ajudar. Mostrar que sabemos o que um indivíduo está sentindo e estar presente em situações difíceis é empatia.

A importância da empatia para a sociedade moderna

É difícil de acreditar que um sentimento que muitos nem sabem que existe ou porque existe têm alguma importância real em uma sociedade moderna e tecnológica com o que temos hoje, mas acredite ela é muito importante!

A empatia ajuda a moldar o caráter de homens e mulheres que arriscam a própria vida todos os dias para ajudar pessoas que eles nem sequer conhecem e até mesmo a vida de animais.

Posso citar aqui os policiais, guardas florestais, bombeiros. Infelizmente, é comum as pessoas acreditarem que esses profissionais arriscam a vida pelo dinheiro. Mas isso não é verdade, uma vez que o teto salarial de um bombeiro é cerca de 2 mil reais enquanto a de um policial é em média 3 mil reais.

Mesmo que esse valor fosse maior, ainda não faria sentido arriscar a vida apenas para têm um salário alto.

A falta de empatia

Hoje estamos sofrendo diariamente com a falta de empatia, isso acontece no mundo inteiro apesar de ninguém parecer ter percebido. A falta deste sentimento muito importante pode estar diretamente ligada com o uso da tecnologia.

O grande problema nisso, é que não ter empatia é basicamente não se importar com o sofrimento dos outros, uma característica muito associada ao psicopatas, contudo, isso pode ser facilmente tratado através da hipnoterapia.

Eu espero que este artigo tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre este sentimento tão importante em nossas vidas chamado empatia.

Gostaria de te convidar a continuar aprendendo, visite meu canal no youtube para ter acesso a conteúdos exclusivos!

Depoimentos

O que dizem sobre nosso trabalho