Hipnose no tratamento da depressão

hipnose no tratamento da depressão

18.04.2018 por Rafael Kraisch

Compartilhar:

Quer saber como funciona a hipnose no tratamento da depressão? Então, este texto é para você.

A depressão é considerada a doença do século.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão atinge 4,4% da população mundial e 5,8% dos brasileiros – mais de 11 milhões de pessoas no Brasil. Os números foram levantados em 2015.

Recentemente, a OMS também alertou para um cenário preocupante: até 2020, a depressão será a principal causa de afastamento de trabalho no mundo.

Mesmo com bastante difusão das informações e relevância do tema, infelizmente, o assunto ainda é alvo de preconceito muitas vezes.

Atualmente, há diversas opções de terapia e medicação para tratar do problema.

Entre os meios para curar a doença, a hipnose no tratamento da depressão também tem se mostrado eficaz.

Vamos entender um pouco mais do assunto?

O que é depressão?

Antes de falar sobre como aplicamos as sessões de hipnose no tratamento da depressão, vou falar um pouco sobre o que é esse mal.

A depressão é um problema químico no cérebro, que passa a produzir substâncias como dopamina, noradrenalina e serotonina de forma desequilibrada, prejudicando seu funcionamento normal.

Condições genéticas, acontecimentos traumáticos ou situações extremas desencadeiam a depressão.

Os impactos dessa doença na vida do indivíduo são muitos, pois afeta seu lado profissional, social, o estado psicológico e a saúde física.

Tudo isso devido às alterações no humor e na sensação de bem-estar, que acabam disfuncionais.

Alguns dos sintomas emocionais e físicos da depressão são os seguintes:

  • Tristeza profunda;
  • Problemas com autoestima;
  • Irritabilidade;
  • Desamparo;
  • Medo e insegurança;
  • Dores de cabeça e no corpo;
  • Distúrbios do sono;
  • Tensão nos ombros ou na nuca;
  • Problemas digestivos;
  • Ganho ou perda de peso.

Se você está com esses sintomas ou conhece alguém que possa estar, é importante buscar ajuda de um médico psiquiatra.

É este o profissional que vai realizar as avaliações físicas, psicológicas e laboratoriais para obter o diagnóstico da doença.

As maneiras de tratar a depressão podem variar de acordo com cada paciente. Seja qual for o caso, a hipnose no tratamento da depressão pode garantir avanço ao indivíduo.

Será que depressão e ansiedade são sinais de fraqueza?

Aqueles que sofrem com os sintomas da depressão e ansiedade, além de lidarem com os problemas da própria condição, ainda têm de lidar com a falta de compreensão e até preconceito por parte da sociedade. 

Entenda mais um pouco sobre o assunto no artigo “Depressão e Ansiedade são sinais de fraqueza?”. 

Além disso, saiba que é possível controlar aquelas sensações difíceis trazidas pela ansiedade. Ensino isso no livro “Ansiedade sob controle”, disponível no link a seguir: Livro ansiedade sob controle

Benefícios da hipnose no tratamento da depressão

Tratar a depressão é fundamental para que a pessoa recupere o prazer de viver, possa trabalhar e aproveitar a vida.

A hipnose proporciona diversos benefícios para quem sofre com a doença.  Ao adentrar o subconsciente, o hipnólogo tem acesso às diversas respostas que o paciente procura.

Em primeiro lugar, é possível acessar os motivos que desencadearam a depressão. Essas informações ficam retidas no subconsciente, que é a região do cérebro que fica acessível apenas durante o estado de transe hipnótico.

Isso ocorre porque a mente consciente fica adormecida, sem interferir no processo, fazendo que o paciente fale e lembre de mais coisas.

Ao alcançar o estado de transe hipnótico, o hipnólogo acessa a camada de consciência responsável pelas determinadas razões da depressão e consegue reprogramar o cérebro, ressignificando as experiências negativas.

Além de ser reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, a hipnose no tratamento da depressão é bastante recomendada, inclusive para prevenir esse problema.

Solucionar as questões interiores promove autoconhecimento e possibilita cuidados consigo mesmo e melhora na qualidade de vida.

Eu acredito no pleno potencial da hipnose, não como uma simples técnica de indução ou grito, mas como uma arte que pode ser ensinada, trabalhada e compartilhada, de maneira ética, segura e profissional.

Te convido a mergulhar de cabeça no processo da Hipnose Clássica comigo, Rafael Kraisch.

Assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do Youtube onde posto vídeos novos toda semana. 

Depoimentos

O que dizem sobre nosso trabalho